16 janeiro 2008

cartazes

que é que os cartazes destas campanhas têm em comum?


As campanhas das marcas anunciadas (juro que não ganho nada com estas referências!) são deste ano; encontramo-las actualmente em cada esquina e uma delas hoje pela primeira vez.
Embora as campanhas tenham muitos suportes, refiro aqui os cartazes de cada uma delas (à excepção da Fábrica da Felicidade da Coca-cola, da qual consegui apenas duas imagens do trailler). O que é que me espanta neles?
Espantam-me por utilizarem uma estrutura semelhante, simétrica, com foco na figura principal, para onde as linhas de força conduzem o olhar - sobretudo, uma organização simples e banal; que talvez até se pudesse dizer fora de moda. (Ora, mas quem faz afinal a moda!?) Esta estrutura simples (mas eficaz, saliente-se) funciona como sempre funcionou.
Os fundos, fotográficos dão destaque à profundidade. Todos representam ambientes enigmáticos, áridos, fantásticos, ilusórios. Até o ambiente desolador em que Will Smith aparece renascido duma intensa tragédia tem pouco de concreto, não fosse o elemento identificador, também em ruínas.


Esta estrutura não se aplica a este campo visual, mas como referi, não consegui o cartaz da campanha da coca-cola-:).


Estes ajudam a reforçar a ideia:

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa! Mostrar o que está à vista mas no qual não reparamos/pensamos... Obrigado!