isitas de domingo
Já o terei referido antes, mas repito, sou viciada em jornais e revistas. Mesmo quando o bom senso me diz que não vale a pena comprar porque não vou ter tempo de ler, não gosto de passar sem saber o que dizem as gordas. Mas porque há muitas fases em que realmente o tempo para ler é escasso, acumulo algumas leituras de uma semana para a outra, não mais do que isso. Não vou lê-las de ponta a ponta, vou apenas verificar as páginas de que gosto, como por exemplo, as crónicas do RAP, a secção das artes e um ou outro artigo que me espicace a curiosidade. Hoje decidi livrar-me das desta semana e descobri umas exposições curiosas (que não irei visitar) mas que podem ser visitadas virtualmente.
No caminho, passei por esta imagem - que apresenta a instalação Hyperbolic Crochet Coral Reef, no Southbank Centre, em Londres. Remete para um conceito interessante, que é a presença do artesanato (tal como o faziam as nossas avós) enquanto revelador de realidades. Esta peça de crochet serve de base à discussão de assuntos sérios e tão actuais como a destruição das barreiras de corais e o aquecimento global.
O retorcido do crochet levou-me a Joana Vasconcelos (que com um colar de bóias apenso à Torre de Belém conseguiu, um dia destes, lugar nos telejornais). Gosto do modo como brinca com os materiais comuns e os utiliza nas suas instalações e principalmente, as técnicas artesanais que estão presentes em tudo o que faz - seja no gigantesco conjunto de tachos ou do crochet nesta cabeça de touro. Sejam quais forem os interesses que a movam, é uma mulher de peso.
E já agora, queria não perder: Vinil-Gravações e capas de discos de artista, Forum Fantástico 2008
Sem comentários:
Enviar um comentário