12 junho 2008

Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats







Aprecio as situações em que fontes de diversas áreas se cruzam, pelas mais diversas razões, mas mais quando por casualidade. De uma área que não domino de todo (a da economia) chega-me o conceito swot - uma ferramenta dita simples, utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário; pode ser utilizada na criação de um blog como na gestão de uma empresa. Dizem que a análise swot já era utilizada há mais de três mil anos: "concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " (Sun Tzu, 500ac).
Esta análise de cenário divide-se em dois ambientes: interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças).
As forças e fraquezas são determinadas pela situação presente, podendo, portanto, ser controlado por nós, que somos quem dirige a acção. Havendo pontos fortes, talvez eles devam ser ressaltados, ao contrário do que se deve fazer aos fracos: eliminá-los ou minimizar o seu efeito. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas com factores externos, estando, assim, fora do nosso controle. Mas, apesar de não poder controlá-lo, deve-se tentar conhecê-lo e monitorizá-lo com frequência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.

A ser verdade, também neste ramo, ninguém do nosso tempo descobriu a pólvora. Fazemos análise swot frequentemente, mesmo que empírica e inconscientemente. O segredo está, porém, em sabermos aplicar todos os conceitos inventados a novas situações e à nossa própria vida. Com isto quero, portanto, dizer que estou a fazer uma análise swot à empresa que é a minha própria existência.

"É melhor arrepender-se por ter feito alguma coisa do que por não ter feito nada"
Giovanni Boccaccio (1313-1375)



2 comentários:

lara_1012 disse...

Mas... um repuxo? A CGD? What the swot...?! Tens que me explicar, que eu ando muito lenta.

Unknown disse...

Que a tua lentidão não exponha as minhas weaknesses... não tive tempo de apagar a cgd e nem conheço que consiga apagar tal monstro...