23 novembro 2008

o pai natal já chegou

pai natal já chegou

Chegámos à época em que todo o recanto por insignificante que seja, merece uma boa decoraçãozinha de natal. Raramente assisti à montagem desses fios multiculores e bolas brilhantes que engalanam as lojas; menos vezes ainda pensei sobre o que pensa quem o faz ao fazê-lo.
Um dias destes, num restaurante cujo menu tinha a coluna direita muito pouco apetitosa, deparei-me com um objecto horrendo e insultuoso: uma caixa de cartão toscamente forrada com um papel rasca de pais-natal e com uma ranhura no topo, estava estrategicamente colocada ao lado da caixa registadora (ainda se chama assim?). Podem os empregados de um restaurante desses pedir uma esmolinha? Devem? Precisam? É quase natal e no natal tudo se pode.
Hoje jantava num outro restaurante a inadvertidamente segui com o olhar um empregado que trazia uma coisinha na mão; não percebi o que era, mas ela parava, olhava para a coisinha e avançava para um lado e para outro. Minutos depois, escolheu o sítio certo, em cima duma prateleira de vinhos caros. Era um minúsculo pai-natal que agitava uma bengala no ar!
Aposto que, para além de mim, do pai natal e do empregado que o lá colocou, mais ninguém perceberá a sua existência.

Sem comentários: