s couves
O assunto era a receita do Rancho. Navegaram por entre macarrão, grão, cenoura, alumas carnes e um problema maior: as couves adequadas.
Uma teimava que a couve recomendada é a couve de repolho, outra, a couve coração-de-boi. Outra afirmava que nenhuma couve se compara à couve de penca. A confusão instalou-se naquela mesa porque a Couve de Penca varia consoante a zona. O ambiente tornou-se tenso, gladiavam-se. Uma dizia que se trata de uma couve comum e que há à venda em qualquer supermercado; a outra dizia que apenas nos mercadinhos de província se encontra e não é sempre.
Desde criança, a minha mãe e a minha avó, ensinaram-me a ir à praça comprar couve de penca e tinha que ser apenas às mulheres que vendiam em cestos. Um dos primeiros ensinamentos foi distinguir nabiças, espinafres, couves de repolho, de caldo verde e as ditas couves (as mais usadas em casa e muito pequeninas).
Não, nos supermercados não existem dessas couves à venda, garanto. E não há Rancho que se compare com o que é feito com couve de penca.
2 comentários:
há tanta penca por aí, bolas!!!algumas até entaladas n porta...eheheh :))
ups. a minha não foi entalada!
Enviar um comentário