08 fevereiro 2012

como vencer a crise

omo vencer a crise

Anda meio mundo deprimido por causa dos efeitos de uma crise mais anunciada do que efectiva. O audi vermelho novo estacionado ali à porta comprova que há excepções.
Insere-se nesta categoria excepcional o já por mim anteriormente enaltecido, senhor Silva.
Enfrentando a crise pelos chifres, recusa entregar-se-lhe; defende os seus princípios com unhas e dentes. Não deixa que o arrastem para o mundo competitivo do trabalho. Querem mas não conseguem levá-lo. Mantém-se firme no seu posto de observador.
Prudente, faz uma vida regrada e confessa que o seu maior gasto é a conta da luz porque nunca soube viver sem o conforto de uma casa aquecida e um cigarro na mão. Acorda tarde, desloca-se de assento, conduz a sua mota pela cidade sempre com um determinado objectivo e nunca em vão. Fuma enquanto saboreia a paisagem, repetidamente, na mesma janela. Apressa-se nas tarefas domésticas.
Abdica de outros prazeres: ao contrário de qualquer outro mortal consciente, não tem emprego nem muito menos trabalho.  Queria eu fazer como ele e viver a vida sem desgaste. Aplicar o seu lema e acreditar que um dia a vida vai mudar. O senhor Silva tem a teoria mais original que ouvi nos últimos tempos - dizem que a crise vai piorar. Portanto o melhor é ficar quieto à espera que passe. Hã?!


1 comentário:

josépacheco disse...

tu serias uma romancista extraordinária. o teu poder de observação e o teu estilo fazem que apeteça ler mais.