egurançaInformação disponibilizada pelo Millenium acerca de segurança nas redes sociais:
Sabemos que as redes sociais são hoje uma das grandes formas de comunicação mundial, seja entre amigos, familiares ou conhecidos ou mesmo entre empresas e Clientes.
Mas a utilização desta via crescente de socialização deve ter em atenção alguns cuidados para proteção dos seus utilizadores, sobretudo dos mais novos. Nesta edição deixamos-lhe algumas dicas que poderão ajudar a uma utilização mais segura das redes sociais. Boa socialização!
- Mantenha o perfil privado - os sites das redes sociais podem ser uma ótima maneira de manter contato com os outros, no entanto, é importante garantir a privacidade dos dados pessoais. Uma forma de estar seguro quando se utilizam estes serviços é definir o perfil como privado, assim, só as pessoas que forem convidadas podem aceder aos conteúdos divulgados.
- Não divulgue informações pessoais - é recomendável não partilhar a morada, número de telefone ou outras informações pessoais com estranhos online. Também não deverá ser revelada a localização real, nem quando ou onde planeia estar.
- Pense bem sobre os conteúdos que publica - tenha cuidado com a partilha online de fotos ou detalhes íntimos. A informação ou conversa pode ser copiada e divulgada por alguém e dificilmente poderá ser removida.
- Mantenha o software de segurança sempre atualizado - os sites das redes sociais sãomuito populares. Como têm muitos utilizadores, os cibercriminosos empregam táticas furtivas para infetar os computadores de quem os utiliza.
- Quando estiver online, seja educado - aja corretamente no mundo online. Trate as pessoas como gostaria de ser tratado. Ameaçar ou intimidar alguém na Internet pode ser considerado crime.
- Pense antes de responder - se alguém disser ou fizer algo que o deixe desconfortável, bloqueie e não responda. Se a mensagem for ameaçadora de algum modo, grave-a e reporte.
- Converse com as crianças sobre a utilização das redes socias - ajude-as a compreender as orientações básicas de segurança, como, por exemplo, proteger a privacidade (incluindo senhas), não ameaçar verbalmente os amigos, evitar marcar encontros com quem "conheceram" online e terem atenção ao que publicam porque tudo o que é colocado na Internet pode ser visto, reelaborado e utilizado contra elas.
- Estimule o pensamento crítico e o comportamento civilizado - nenhuma lei ousoftware de controlo familiar pode proteger mais as crianças do que o desenvolvimento do bom senso sobre a segurança e os relacionamentos. Pesquisas mostram que crianças agressivas e maldosas com amigos ou estranhos são as que correm maior risco de se tornarem vítimas. Ensine-as a serem bons cidadãos e amigos dos outros tanto online quantooffline.
- Promova o uso da Internet num lugar de grande circulação da casa - saiba quando os seus filhos estão online colocando os computadores em áreas comuns da casa. Deste modo, pode criar um equilíbrio entre as horas online e as escolares, desportivas e sociais. Saiba que também existem muitos meios das crianças acederem à Internet fora de casa, incluindo telemóveis e consolas de jogos.
- Promova a partilha dos perfis e blogues das crianças consigo - lembre-se que elas podem ter múltiplas contas em diversos serviços. Utilize os mecanismos de pesquisa e as ferramentas de busca nos sites das redes sociais para procurar pelo nome completo dos seus filhos, números de telefone ou outros dados identificadores. Não é invasão de privacidade, já que as informações pessoais estão em "locais" públicos online. Se as páginas estiverem privadas, isso é um bom sinal, mas ainda assim seria importante que eles as partilhassem consigo.
Sem comentários:
Enviar um comentário