06 setembro 2008

terapia ronron

erapia ronron


Confesso que nunca fui apreciadora da companhia de gatos, precisamente porque nunca me inspiraram grande confiança em adultos. (Abro este parêntesis para abrir uma excepção: apenas no gato Zorbas deposito incondicional confiança).
O ronronar dos gatos faz-me desconfiar das suas intenções - não sei se estão felizes com as carícias, desconfiados, receosos ou prestes a mostrar as unhacas afiadas. Os meus receios têm fundamento, porque o ronronar pode significar tudo isso, mas é muito mais: para os próprios gatos, ronronar é uma terapia que propicia a auto-ajuda em caso de doença, para além de favorecer a respiração, fortalecer os ossos e aliviar a dor; isto por causa das vibrações e sons graves que produz. Em caso de doença grave, quando o gato consegue ronronar, está a iniciar o período de recuperação para mais uma das suas sete vidas. Para os humanos, o ronronar do gato ajuda a reduzir o stress e a baixar a tensão arterial. A melhor cura para a dor de barriga será então colocar um gato na barriga e deixá-lo ronronar. Prevejo, portanto, sérias reduções nas vendas de Trifene200.

Se eu fosse gata, desconfiaria destas afirmações. Sendo janota, acredito que tudo isto seja verdade porque reconheço que é bom acariciar estes bichanos enquanto creio que estão felizes.

Acabo de ter uma boa genial para as minhas prendas deste natal.

Sem comentários: