27 outubro 2008

cavalia

De volta toda janota, ilustrando um serão interessante. O Cavalia está a cumprir os últimos dias e eu quase não vinha a tempo de publicar uma foto que fosse. (Soma de contratempos, trabalho a dobrar, computador a dividir, cansaço a multiplicar... tudo operações complicadas). Satisfaz-me saber que o espectáculo teve sempre casa cheia e ainda bem e eu fui.
Após alguma hesitação (a começar pelo pouco atractivo e estranho nome), dei por bem empregue o preço que paguei. Temia uma representação degrandante para os cavalos, do género daqueles que me fizeram a partir de dado momento, detestar o circo tanto quanto me oponho à tourada. "Espectáculos" que resultam de humilhante tratamento para com os animais, recuso terminantemente.
Cavalia não é assim, a fazer fé no que transmitiram associações como a Animal e congéneres; mas não era preciso que no-lo dissessem: o pêlo é brilhante, vê-se que os cavalos são bem tratados e parecem felizes, capados mas felizes. Espantosos jogos de luz e imagem, bem entrosados na música, que era quase toda tocada ao vivo, muito efeitos entre os quais um curioso frio real, quando simulada a chuva. Cavalos muito bem treinados a fazerem coisas que cabem aos humanos. Fotografar é totalmente proibido, mas sempre há quem o consiga para contar a história.

Sem comentários: