25 janeiro 2015

ALMOÇAR EM LISBOA

Grande parte dos clientes procuram o Café Império por uma fama que vem de longe. Os bifes à Império são famosos em Lisboa e arredores. Este restaurante safou-se do franshising que acometeu outras casas do género e acabou por arruinar a cozinha de algumas, apesar da forte aposta publicitária.
Quem ler este texto deve pensar que provei o bife. Obviamente, não. Baseio-me nos comentários de satisfação dos comensais parceiros de mesa. O que posso afiançar é que tomei a melhor refeição de 2015 (e o mês vai adiantado!) com um Risotto de legimes delicioso (raramente alguém me ouve falar assim da comida).
Porém, não foi o prato que me levou a escrever mas sim o espaço. O pédio é um projeto de Cassiano Branco, dos anos 50.
Temi pelo Império depois que o cinema foi tomado pela IURD. Não sei o que se passa no andar superior mas o restaurante foi poupado às manifestações religiosas e, religiosamente foram conservados alguns elementos arquitectónicos, como o painel de Luis Dourdil e a parede de cerâmica de Martins Correia, autor que desconheço. 

Saliento o conceito vintage aplicado recentemente aos menus e paineis publicitários, apesar de frequentes elementos decorativos falhados.Esqueceram os neons publicitários anteriores. Valia a pena ir mais longe e espalhar a ideia. 



Sem comentários: